Guia básico para iniciantes na cozinha




Se você tem medo de cozinhar ou nunca conseguiu preparar um ovinho frito na vida, e de tanta frustração, abandonou de vez a cozinha. Não se desespere, estou aqui para ajudar!
A cozinha não é tão difícil quanto parece, você só vai precisar de 3 regrinhas básicas de convivência com a cozinha: Paciência, organização e dedicação.
Depois disso é só seguir algumas dicas básicas e com muita criatividade você vai aprender diferentes pratos.

Vamos às dicas:


Dica 1 – Cozinhando macarrão
Primeiro de tudo coloque a água para ferver, não se esqueça de tampar sua panela, assim a água ferve mais rápido. A água ficou cheia de bolinhas? É sinal que a água já ferveu, acrescente a quantidade que você ache necessária de sal e em seguida despeje o macarrão. Fique atento a quantidade de macarrão, pois isso vai diferenciar no tempo de cozimento – se você estiver fazendo uma embalagem completa de 500gr, o cozimento leva cerca de 25 minutos. Mas a grande dica é: Durante o processo de cozimento, corte com auxilio de um garfo o macarrão contra a panela, se ele cortar fácil já está bom.


Dica 2 – Fritando Ovo e Hamburguer
Você pode adicionar sobre uma frigideira uma quantidade pequena de óleo ou margarina e em seguida colocar o hambúrguer para fritar ou o ovo. Eu aconselho  utilizar a margarina, assim não deixa o alimento tão gorduroso.

Dica 3 – Lave bem os vegetais e verduras
Lave as folhas em água corrente e em seguida deixe-as em uma solução com 1 litro de água e 1 colheres de sopa de água sanitária por 30 minutos. Feito esse processo lave-as em água corrente.
Também é importante lavar vegetais com sabão amarelo, nunca consuma vegetais e verduras antes de lavá-los.


Dica 4 – Temperando frango rápido
Lave bem o frango, retire todo o excesso de sujeira e partes gordurosas, em seguida esfregue limão em todo o frango – isso ajuda bastante, acredite. Coloque o frango dentro de um saco plástico com os temperos a seu gosto (pimenta do reino, sal, coloral, ervas...) e balance bem, deixe o frango descansar dentro do saco por pelo menos 1hora dentro da geladeira, e em seguida seu frango estará pronto para cozinhar ou ir ao forno. Você pode temperar o frango a seu modo, existe várias possibilidades desde o tempero na cerveja ao tempero mais simples de sal e pimenta.

Dica 5 – Medidor
Tenha sempre em sua cozinha copos medidores, isso facilita muito na hora que uma receitinha pede ¼ de xícara ou até 100gr de algo.

Dica 6 – Preparando arroz
Lave bem o arroz e deixe-o escorrer até que toda água saia. Despeje óleo na panela e frite o arroz por  5 mintos, em seguida acrescente a água. Para cada xícara de arroz você adiciona 2 de água. Espere o arroz cozinhar, a água vai secar todinha da panela.

Dica 7 – Derretendo chocolate
A maioria das receitas doces pede chocolate, o que deixa qualquer receita mais gostosa, quando se trabalha com chocolate em barra e necessita dele em forma liquida a melhor maneira é derrete-lo em banho maria. Para isso você precisa de um recipiente grande para colocar a água fervida, e outro em cima para por o chocolate. Durante esse processo a água não pode entrar em contato com o chocolate, nunca, jamais. Se isso acontecer ele vira ‘pedra’ e já era a receita.


Essas 7 dicas vão te encaminhar na cozinha, não precisa ter medo, tenha sempre foco, otimismo e criatividade, procure sempre receitas básicas para iniciar na cozinha, leia livros e assista programas de culinária, e quem sabe em breve você sai do básico e vai para o intermediário. Seus amigos e familiares vão adorar.

 

 

 Fonte Imagem: Cozinha foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...